Mostras no Rio exaltam arte negra com seleção que vai de releitura de Tarsila à representação de Marielle Franco
Exposições ressaltam produção pioneira e contemporânea, discutindo temas político-sociais Apesar da semelhança, o autorretrato de Panmela Castro, inspirado na célebre tela de Tarsila do Amaral, apresenta sem cerimônia o seu diferencial. O fundo azul, o casaco decotado e florido de Jean Patou e a mão que desaparece no tecido da roupa vermelha são semelhantes aos do quadro da modernista, de 1923. Mas, nesta pintura que faz parte da exposição “Pretagonismos no acervo do Museu Nacional de Belas Artes”, em cartaz na Galeria BNDES, no Centro do Rio, a artista mostra sua face negra e com a inscrição “consagrada” tatuada em seu corpo. Matéria exclusiva para assinantes. Para ter acesso completo, acesse o link da matéria e faça o seu cadastro.
Exposições ressaltam produção pioneira e contemporânea, discutindo temas político-sociais Apesar da semelhança, o autorretrato de Panmela Castro, inspirado na célebre tela de Tarsila do Amaral, apresenta sem cerimônia o seu diferencial. O fundo azul, o casaco decotado e florido de Jean Patou e a mão que desaparece no tecido da roupa vermelha são semelhantes aos do quadro da modernista, de 1923. Mas, nesta pintura que faz parte da exposição “Pretagonismos no acervo do Museu Nacional de Belas Artes”, em cartaz na Galeria BNDES, no Centro do Rio, a artista mostra sua face negra e com a inscrição “consagrada” tatuada em seu corpo. Matéria exclusiva para assinantes. Para ter acesso completo, acesse o link da matéria e faça o seu cadastro.
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