Xbox afirma que não bloqueará franquias de serem lançadas no PlayStation ou Nintendo
Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, reafirmou que a Microsoft não vai restringir o lançamento de suas franquias icônicas, como Halo e Gears of War, em plataformas concorrentes, como PlayStation e Nintendo. Durante uma entrevista à Bloomberg, ele afirmou que não há “linhas vermelhas” para os planos de expansão do Xbox, sugerindo que jogos anteriormente […]
Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, reafirmou que a Microsoft não vai restringir o lançamento de suas franquias icônicas, como Halo e Gears of War, em plataformas concorrentes, como PlayStation e Nintendo. Durante uma entrevista à Bloomberg, ele afirmou que não há “linhas vermelhas” para os planos de expansão do Xbox, sugerindo que jogos anteriormente restritos a consoles Xbox estão em vias de se tornar multiplataforma.
Essa declaração é particularmente relevante visto que recentemente a Microsoft decidiu levar quatro jogos, antes exclusivos, a outras plataformas, desafiando a crença de que apenas títulos menores teriam essa oportunidade. Spencer deixou claro que a estratégia multiplataforma refere-se a todas as franquias da Microsoft, um possível indicativo de que novos lançamentos importantes, como um novo título da série Halo, podem também ser disponibilizados simultaneamente nos consoles da concorrência.
Ainda que detalhes sobre a expansão exata dos Xbox Game Studios tenham sido escassos, a companhia já anunciou que o próximo projeto a receber tratamento multiplataforma será o novo Indiana Jones, que chegará ao PC e Xbox Series X|S em 2024, mas apenas em 2025 no PlayStation 5.
A abordagem da Microsoft demonstra uma clara intenção de crescimento, e Spencer não descartou a possibilidade de novas aquisições e parcerias, especialmente com desenvolvedoras chinesas, como parte dessa estratégia. Até agora, a empresa já lançou títulos como Pentiment, Hi-Fi RUSH, Grounded e Sea of Thieves em plataformas concorrentes, obtendo diferentes níveis de sucesso, sendo que Sea of Thieves se destacou por conquistar uma nova base de jogadores.
Antes das recentes confirmações de Spencer, o Xbox já havia declarado seu compromisso com a estratégia multiplataforma, ou seja, os fãs que acreditavam que suas franquias permaneceriam exclusivas nos consoles Microsoft podem se sentir desapontados com a revelação de que essas marcas icônicas não estão “protegidas”. Essa mudança de abordagem promete impactar significativamente o cenário dos games, levando as franquias Xbox a novos públicos e experiências.
Qual é a sua reação?