Comparação de Upscaling MetalFX da Apple em 1080p no Resident Evil 4 Remake: Qualidade de Imagem Reduzida, Mas Aumento de Desempenho de Até 44% na Taxa de Quadros
A Apple lançou sua nova tecnologia de upscaling chamada MetalFX, com o objetivo de melhorar o desempenho em jogos tanto em máquinas de entrada quanto em modelos mais avançados, competindo diretamente com as soluções da NVIDIA e AMD. Embora esta tecnologia possa trazer melhorias com o tempo, uma recente análise do remake de Resident Evil […]
A Apple lançou sua nova tecnologia de upscaling chamada MetalFX, com o objetivo de melhorar o desempenho em jogos tanto em máquinas de entrada quanto em modelos mais avançados, competindo diretamente com as soluções da NVIDIA e AMD. Embora esta tecnologia possa trazer melhorias com o tempo, uma recente análise do remake de Resident Evil 4, feito pela Capcom, revelou que ainda há muito a ser aperfeiçoado em termos de qualidade visual.
Uma das maiores quedas na qualidade visual foi observada no cabelo do protagonista, Leon Kennedy, que apresentou vários artefatos ao utilizar o upscaling do MetalFX. Embora o teste tenha sido realizado em uma resolução de 1080p com um Mac mini M4 equipado com 16GB de RAM, a comparação mostrou que a qualidade da imagem sem o MetalFX era mais limpa, embora isso tenha resultado em uma taxa de quadros inferior. Por outro lado, com o MetalFX ativado, houve um aumento impressionante de 44% na taxa de quadros, além de uma redução no consumo de memória, mesmo com o Mac mini não apresentando limitações nesse aspecto.
É possível que, na resolução de 1080p, o upscaling não tenha dados suficientes para gerar uma imagem adequada. Em resoluções mais altas, como 1440p, os problemas com artefatos no cabelo poderiam ser mitigados. No entanto, será necessário realizar mais testes nessa configuração para verificar essa hipótese. Apesar das limitações, o desempenho do M4 já demonstra que a Apple está se comprometendo seriamente com o mercado de jogos.
Atualmente, o MetalFX ainda tem muito a evoluir para se equiparar com a tecnologia DLSS da NVIDIA, que costuma apresentar imagens com qualidade superior da resolução original, em parte graças aos núcleos Tensor dedicados das GPUs RTX, que permitem renderizar imagens mais limpas. Para que a Apple possa se destacar nesse competido campo dos games, seria interessante que eles introduzissem núcleos semelhantes em suas futuras chipsets.
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